quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Família, família...




Tenho orgulho de fazer parte dessa família, não que ela seja melhor ou diferente das outras... Decerto não é uma família tradicional, que a todo custo conseguiu transformar seus filhos em doutores, mas nem por isso é pior que qualquer outra. Me sinto privilegiada por ter nascido nessa família, e percebo que cada um de nós é um personagem muito especial nesse espétaculo. Somos todos cheios de defeitos, quase sempre falamos alto, sorrimos alto, as vezes falamos baixinho nossos segredos, as vêzes nossos segredos são tão inocentes, outras vêzes nem tanto...
Alguns de nós são felizes, a maioria, eu creio! Alguns carregam suas cruzes, embora nem sempre as mereçam...
Somos uma família onde tias são mães, mesmo sem ter tido filhos, onde primos são irmãos, e onde existe até um novo tipo de parentesco: "Primo por consideração" (expressão que nunca ouvi em nenhum outro lugar, apenas na nossa casa)
Somos uma família pequena, média, sei lá! Mas de coração enorme, capaz de agregar dezenas de pessoas e transforma-las em membros da família também. Sabemos dividir os pães, as alegrias, as dores... Compartilhar os problemas e as anedotas.
As vêzes, nos nossos encontros temos tantas coisas pra lembrar, tantos baús pra remexer, tantas contas pra acertar... Nos empolgamos tanto que falamos ainda mais alto, e quem está de fora pensa que estamos brigando. As vezes estamos mesmo tendo umas rusguinhas... Saudáveis, claro!
Somos uma família bacana, que se ama, que se importa um com o outro, ainda que muitas vezes não saibamos ou não possamos demonstrar. Outras vezes nos sentimos tão impotentes por não conseguir de alguma maneira influenciar de forma positiva a vida de algum dos nossos. Então rezamos! Entregamos a Deus...
Somos cheios de histórias. Histórias de vida, de quem viveu muitas aventuras e guarda boas lembranças. Nossa memória afetiva é rica, surpreendente, curiosa, engraçada.
Alguns de nós talvez guardem também na bagagem, mágoas, ressentimentos, dúvidas, culpas, arrependimentos... Com certeza tudo isso pesa bastante, e não vale a pena carregar mais!
Somos uma familia que trilhou uma estrada de pedras e flores, dividiu o feijão e o sonho, e o "pão que diabo amassou"... Não passa de um dito popular, nosso pão é de sal e muitas vêzes de doce. Essa é minha família, a família que me emociona, a família que eu amo e de onde com muito orgulho eu vim!
Eu ficaria aqui horas e horas falando dessa família, de como cada um dos tios e tias me influenciaram, com sua criatividade, sua integridade, seu afeto. Falaria do que guardo de cada um, de cada palavra que ouvi ao longo da vida, cada gesto de carinho que recebi, cada bolo, que não importa quantos foram, se foram oito ou doze... Mas foram merecidos e eu agradeço por te-los recebido, hoje eles me parecem bem doces e me fizeram ser quem eu sou: Alguém à bordo, que procura conduzir o barco da melhor forma possível. Errando, acertando, encalhando, fluindo... Mas tentando sempre! Amando a vida, as pessoas... E acima de tudo amando a si própria e a essa família ímpar, especial...

Nenhum comentário: