sábado, 10 de novembro de 2007

Você faz suas escolhas...


Mesmo quando acreditamos que não temos escolhas... Elas estão aí. Podem não ser aquelas que gostaríamos, podem não ser as melhores escolhas. Podem não ser plurais, não ser perfeitas, ideais... Podem até ser catastróficas! Mas sempre temos uma escolha. Essa nos é concedida pelo universo.
Ou vou ou fico, ou ando ou paro, ou paro ou corro, devagar ou depressa, sorrindo ou chorando ou brincando. Começo? Termino? Aceito? Sim ou não? Mergulho de cabeça ou caio fora?
Mesmo se ficar o bicho pega se correr o bicho come... Existe uma escolha. Fudida ou não!
Muitas vezes não damos a mínima bola pras escolhas, outras vezes passamos a bola pra outros, que terminam escolhendo por nós. Outras vezes demoramos tanto pra fazer uma escolha... Até pra escolher o sabor de um suco ou uma camiseta pra vestir.
As escolhas que fazemos são reflexos do que somos, e vice-versa. Muitas escolhas vão marcar nossas vidas pra sempre. Outras, vão ficar penduradas na parede do nosso imaginário, com uma legenda ao lado: Por que não fiz a outra escolha?
Mas as escolhas são assim mesmo. Pra se errar ou acertar. O que tá valendo é a coragem de faze-las, e procurar faze-las da melhor maneira possível. Com medo ou sem medo, não importa.
Eu prefiro as escolhas do coração. Há quem prefira as escolhas da razão.
Eu quero escolher sempre. Meus sonhos e delírios, versos, prosas, meus amigos e amores, meus livros, discos e filmes e perfumes. Meus caminhos a percorrer, meus trabalhos e projetos de vida, viagens... Viagens.
E quando eu não tiver escolha nenhuma... Eu saberei, que no fundo, lá no fundo, eu tenho uma escolha. Livre arbítrio é um presente do universo. Pessoal, intransferível! Ninguém pode tomar.

Um comentário:

delirante disse...

Tens toda razão, nós temos escolhas. Não se pode esquecer.
Belos textos. Vez ou outra me deparo com estes grandes achados.